domingo, outubro 29, 2006

ECS 5

Max Weber

Max Weber nasceu em 1864 em Erfurt. Foi filho de advogados, por isso chegou a cursar a carreira jurídica, também estudava filosofia, teologia e história. Foi professor de direito em Berlim no período de 1891-1893; e de economia em Friburgo em 1895.
Weber implantou um novo caminho de interpretação da reslidade social: a teoria sociológica compreensiva.Sua preocupação era estabelecer distinção entre o conhecimento científico e julgamento de valor. Acreditava que a sociologia deveria compreender os motivos das ações individuais.Difundindo o conhecimento sobre poder e dominação, sendo este último dividido em legal, tradicional e carismática.
As dominações apresentam-se para weber, principalmente na história mundial.
Na minha cidade esta desigualdade é muito presente, o que ao meu ver prejudica muito seu desenvolvimento.
Já na minha escola, consegui caracterizar as três dominações citadas por Max:
* Legal- para mim são as leis e normas da escola de modo geral, onde todos tem que obedecer para que haja um convívio organizado;
* Tradicional- vejo aqui a figura daquele professor que ainda pensa ser o dono do saber e a pessoa mais importante no aspecto ensinox aprendizagem;
* Carismática- o professor que busca através da palavra para obter sucesso e êxito.
Lendo Weber entendi que a dominação é parte inicial e integrante de uma condição de submissão. É um poder burocrático, o qual determina quem vai deter o poder e quem ficará submisso á este; isto para garantir o sucesso de quem realmente tem o poder.
A dominação tradicional faz-me lembrar dos professores que antes, com seus castigos aplicados em aula, faziam-se obedecer e sentiam-se donas do saber, por isso os alunos tinham que submeter-se a sua vontade, sendo elas, possuidoras de dominação apenas se concretiza quando há submissão.

Um comentário:

sandra disse...

Oi colega, gostei muito do seu trabalho. Concordo com as tuas colocações. Acho que é difícil imaginar situações que não exista dominantes e dominados. Beijos!! Sandra.