domingo, outubro 29, 2006

ECS 6

Ser/estar x papéis

A situação em que para mim fica mais explicita é a que ocorre em sala de aula, onde devemos sempre buscar a troca de saberes, valorizar a bagagem cultural e vivências de cada indivíduo, mas sem deixar de reconhecer o nosso papel. O papel de condutor de todas estas informações, as quais nacessitam de um eixo norteador para que assim possamos obter suceso.
Para que nosso trabalho ocorra de forma tranquila e prazeirosa, devemos estimular um clima harmônico, de respeito mútuo, assim podemos fazer valer nossa autoridade. É claro que através de muito diálogo e compreensão, já que estamos formando os cidadãos de amanhã.
Devemos possibilitar aos alunos um convívio social amplo e respeitoso, fazendo-os compreenderem que todos tem o seu espaço e precisam fazer valer-se destes.
Na minha escola o melhor exemplo referente á este assunto, são os conselhos de classe participativos, onde todos os membros da comunidade escolar podem dialogar e expressarem suas opiniões com coerência.

Poderx hierarquia

Lendo Weber, aprendemos que somente poderemos exercer nossa autoridade nos fazendo valer de alguma forma de dominação. E é assim que ocorre a educação no Brasil; mesmo que a curtos passos há cada vez mais professores conscientes de seu verdadeiro papel.
É importante que saibamos respeitar as hierarquias, mas nunca nos deixarmos dominar ou nos tornarmos dominantes por esta. O respeito entre aluno e professor deve ser mútuo, uma vez que estamos nos referindo á pessoas.
Vivi uma situação em uma escola em que eu lecionava anteriormente, que demonstra claramente o mal uso do poder e hierarquia. Em uma eleição de diretores, apoiei a chapa de oposição; foi um momento muito conturbado, mas eu acreditava que era necessário uma mudança.
No decorrer da campanha, as ameaças foram surgindo e aumentando; mas nunca acreditei que se concretizariam, afinal estamos falando de educadores. Assim, quando a diretora vencedora assumiu, fui posta á disposição juntamente com três colegas da chapa de oposição.

5 comentários:

Renata disse...

Sou do pólo de Três Cachoeiras e concordo com a tua opinião.O conhecimento deve ser construído de acordo com os conhecimentos já adquiridos e contruirmos juntos cidadões capacitados de enfrentar a sociedade.
Venha visitar meu blog!!!!
ABRAÇOS.....

Anônimo disse...

Achei muito legal tuas colocações, sobre este assunto,já presenciei situações sobre o mal uso da autoridade em relação direçãoXprofessores!
Ainda bem que isto nunca aconteceu comigo.Parabéns pelo trabalho
Sucesso!

Vana disse...

Olá! Sou do pólo de Três Cachoeiras, visitei o seu blog e achei muito interessante o que escreveste. Concordo quando colocaste que devemos valorizar os conhecimentos que o aluno possuí. Pois desta forma formaremos cidadães críticos e participativos.
Venha visitar o meu blog!!!

Kryka disse...

Oi.
Sou aluna do pólo de Sapiranga.
Achei bastante interessante o teu blog.
Concordo com o seu pensamento.
A dominação está presente em nosso dia-a-dia, em alguns momentos somos dominados...em outros, dominamos...
Acho que uma dose de limites e uma certa orgnização não fazem mal algum em nossas salas de aula, porém é necessário dosar a quantia certa destes ingredientes! Você não acha ?
Que coisa esta sua história, hein?
Que pena que ainda tenhamos que conviver com este tipo de pessoas em nossas escolas, não é?
Mas...você é um exemplo a ser seguido!!! Não desista!!!
Convido-a para visitar meu blog !
Um grande abraço,
Ana Cristina Mattes

Neusa Siqueira disse...

Olá Cristina,
Sou a Neusa do pólo de São Leopoldo.
Parece que é uma prática bastante comum, quando eleitos, os diretores exercem algum tipo de repressão para com professores que estiveram a oposição.Mas, vamos continuar trabalhando, como você coloca, cada vez mais conscientes do nosso verdadeiro papel dentro da educação.

Visite meu BLOG: http://neusasiqueira.blogspot.com/

Um Grande abraço,Neusa Siqueira