domingo, outubro 29, 2006

ECS 7

Karl Marx x Friedrich Engels

Karl Marx, foi o filósofo da revolução, um dos mais influentes e intelectuais de todos os tempos. não foi sociólogo, mas foi fundamental para sociologia, uma vez que juntamente com Friedrich Engels criticaram duramente a sociedade da época.formularam um documento entitulado O Manifesto Comunista, no qual expuseram a sociedade capitalista opressora do proletariado, a qual valorizava e visava o poder. no capitalismo a classe dominante é a burguesia. por isso Karl e Friedrich acreditavam que uma sociedade justa é onde não há propriedade privada com subjugação de trabalho alheio, nem diviosão de classes sociais. O conflito que explica a história é a luta de classes.
Devido as suas idéias revolucionárias, foram duramente criticados por filósofos da época; os quais não compreendiam as novas propostas, achando-as até certo ponto fora da realidade.
Hoje conhecemos e sabemos existirem sociedades comunistas, as quais são referenciais filosóficos e políticos que de contrapartida mantém uma idéia de isolamento e auto suficiência, o que as separa muito da atual globalização mundial.
A educação para Marx, participa do processo de transformação das condições sociais, mas ao mesmo tempo é condicionada pelo processo.

Nenhum comentário: