sexta-feira, dezembro 29, 2006

ECS atividade 11

ECS atividade11
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental/EAD
Escola, Cultura e Sociedade.
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Leitura: Akkari, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil. Pág 163-189

Reflexão Inicial

Quando falamos em educação no Brasil percebemos um grande déficit no que diz respeito á investimentos e qualidade. Desde os primórdios houve grandes conflitos dos quais o sócio econômico prevalece e permanece até hoje. Um exemplo claro disto percebemos no ensino superior público, onde infelizmente as maiorias das vagas disponíveis são ocupadas por alunos oriundos de escolas particulares. Os quais recebem um melhor acompanhamento, auxílio, ferramentas e oportunidades. Sendo assim o ensino perde o seu real papel; que seria de inclusão na sociedade, tornando-se seletivo e deixando de fora a grande massa da população.
A maior de todas as conquistas foi a LDB, mesmo não resolvendo o problema da escolarização no Brasil.
Atualmente existem novas modalidades escolares que vem auxiliando e muito a baixar as taxas de analfabetismo e evasão escolar. Dentre estas podemos destacar EAD (Educação á distância), EJA e SEJA (Educação para jovens e adultos). Estas modalidades auxiliam a população que trabalha e não tem como cursar um ensino regular. Referindo-se ao EJA posso dizer que o empenho, dedicação e vontade que ocorra uma educação de qualidade existe e prevalece, mas nem sempre alcançamos estes objetivos em nossos resultados.
A maioria dos profissionais de educação não estão aptos para realizar a inclusão de seus alunos, pois com os salários miseráveis que ganham, tem que dedicar um tempo maior de trabalho e preocupar-se menos com a qualidade, até porque sem auxílio, sem reciclagem, fica praticamente impossível exercer um bom papel.
Trabalhando no meio, percebemos claramente que a qualidade não faz parte da preocupação dos governantes. Os profissionais não dispõem de qualificação adequada, além é claro de terem uma carga muito extensa de trabalho sem dispor de tempo para dedicarem uma maior atenção á seus estudos, atualizações e preparação de suas aulas, para um melhor assessoramento aos alunos.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Cris
Li teu comentário lá no blog da interdisciplina. Creio que tens amparo legal para fazer as atividades mais tarde com a justificativa da gestação. Da um telefonema para a Ufrgs 33163101 e pede a secretaria Suzana Rumpel. Creio que ela poderá te orientar.

Força que falta pouco para a Vitória :) Todas as vitórias.
feliz 2007!
Suzana

Maria Inês disse...

Cris querida!
Podes fazer o trabalho em grupo conforme sugestão enviada por mail?
Se não vier respostas já sabemos...
Não te preocupes.