domingo, dezembro 09, 2007

Chapeuzinho Vermelho























Fiquei muito satisfeita com o trabalho que desenvolvi com meus alunos através do projeto Conto de fadas. Juntando o útil com o agradável, a pedido do professor de teatro organizamos uma apresentação teatral envolvendo este conto tão conhecido pelas crianças.
O trabalho tinha o objetivo de aperfeiçoar a leitura, corrigindo a pronúncia, estimulando o senso crítico e artístico, visando a socialização da turma e o conhecimento do conto mencionado.
Partimos da escolha do conto que seria representado. Trouxeram idéias de casa e pesquisaram na biblioteca. Escolhido o assunto um aluno leu para os demais o conto e pesquisamos sobre ele.
Após terem o conhecimento do conto, inclusive de várias versões, propus aos alunos elaborarem novas versões para o conto narrado e escrevê-las. Assistimos ao filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho http://total-net.blogspot.com/2007/09/filme-deu-louca-na-chapeuzinho.html .
Depois de assistido o filme realizamos um debate de comparação de tudo que havíamos aprendido referente á Chapeuzinho Vermelho, os alunos se dividiram em grupos de 9 e começaram então á ensaiar o que gostariam de apresentar aos colegas.
Os alunos se preocuparam em fazer as fantasias e organizar o cenário. Fiquei babando com acriatividade com tão pouco material.
Por ordem de sorteio os alunos se apresentaram aos demais, desta apresentação, selecionaram 5 momentos e fizeram uma foto como havia sido pedido pelo professor de Teatro. Foi uma atividade magnífica, toda turma ficou muito entusiasmada com tudo isto.
Nunca imaginei que tudo isto que aprendemos em sala de aula seria tão útil em minha prática docente. Estou muito realizada com o que aprendemos pois consegui unir todas as disciplinas em meu semestre e vai ser finalizado no dia 20 de dezembro na apresentação do Natal sem fome da escola, onde desenvolvi um projeto que viabiliza todos estes conhecimentos que adquirimos ao longo do semestre.














Nenhum comentário: