segunda-feira, setembro 15, 2008

Educação para todos?

Este final de semana estava reorganizando alguns pareceres de meus alunos e resolvi ir fazendo algumas pontuaçóes. Neste processo, parei para ler um pouco o material disponibilizado por Gestão da Educação. Não preciso nem mencionar que houve controvérsias, já que o nosso ensino frequentemente ignora o que deveria ser o seu principal objetivo: o aluno.
Sempre ouvimos coisas referentes á escolher melhor os nossos diretores, arrumar e equipar nossas escolas, mas praticamente nunca ouvimos coisas como processos e trabalhos para resgatar aqueles alunos que realmente necessitam,questionar o motivo da péssima educação que lhes está sendo oferecida.
Estes dias, não recordo bem a data, li na Zero Hora, algo refrente a escola paternalista e assim, a escola ser vista ainda como um segundo lar para os alunos e os professores vistos como pais temporários para estes.
Acho que isto tem muito á ver com o sério problema que estamos enfrentando em nossas escolas, pois assumimos um papel que hoje já não estamos mais dispostos á realizar. Os pais nos cobram o que falta vir de casa. Somos pais, psicólogos. médicos, amigos, mas e professores? Será que com tantas obrigações e atribuições ainda podemos desenvolver nosso papel? Acredito ser este um dos nossos maiores desafios, mostrar e trabalhar direcionadamente ao nosso objetivo maior: o aluno!
É claro que isto é um trabalho árduo e difícil, uma vez que a maioria de nossas políticas públicas se preocupam apenas com escolas bonitas, diretores treinados, professores diplomados, como se apenas isto bastasse para atingir o aprendizado.
Devemos buscar novamente ocupar o nosso lugar na escola assumindo nossas obrigações e nos desfazendo das tantas outras que não nos pertencem!

Nenhum comentário: