segunda-feira, outubro 13, 2008

A violência na escola



Sou professora da rede estadual do nosso estado.A escola que eu trabalho fica no bairro Stella Maris em Alvorada. Esta área é localizada em uma região com muitos problemas de saneamento básico, pavimentação e violência.

Venho através deste relato fazer um desabafo sobre as experiências que tenho vivenciado neste local.

Até o ano passado, trabalhava com a 2ª série do ensino fundamental, durante 5 anos de minha vida trabalhei com a mesma faixa etária de alunos. Geralmente, pensamos que quanto mais pequenos, mais puros, mais inocentes, menos agresivos... Pude observar, escutar e dialogar com eles a respeito de como viam a escola, suas famílias entre outros assuntos. Infelizmente para alguns a escola e o fato de aprender, não tem significado algum.

Muitos alunos na minha escola repetem o ano várias vezes, ou depois de um tempo abandonam os estudos. Em suas falas, comentam muitas brigas, indisciplinas ... Percebe-se claramente a ausência de uma estrutura familiar, a falta de valores, regras, limites o que provavelmente ocasiona a não adaptação no cotidiano escolar. A violência se tornou uma realidade, algo corriqueiro dentro e fora das nossas escolas. Não estou falando somente na agressão física, mas na verbal também com os nossos colegas e funcionários, um verdadeiro desrespeito á nós, educadores.

Ultimamente, temos chegado na escola e dado de cara com inúmeras pichações por todos os prédios, ficamos até sabendo que o motivo é a briga de duas gangues. Quando uma vai lá e escreve, a outra escreve por cima e assim vai. Estão disputando o espaço escolar em prol da sua superioridade, da violência. Além disto, estragam as fechaduras, destroem todo e qualquer cartaz que encontram pela frente, sem contar é claro com o espetáculo da hora da saída; onde os alunos se agridem verbalmente e na sequência fazem lutas á dar inveja a qualquer lutador de boxe.

Me dói muito pensar que talvez estes alunos sejam os próximos a serem presos, ou a morrerem na mão dos traficantes. Percebe-se uma grande exaltação á este tipo de liderança.

Me sinto imponente, perdida, e o pior é que não podemos tomar nenhuma atitude disciplinar dentro de nossas sals de aula, pois essas foram retiradas dos regimentos escolares. Acredito que enquanto não pudermos estabelecer regras de disciplinas em nossas escolas, com punições, será difícil controlarmos a violência na educação!

Um comentário:

Luciene Sobotyk disse...

Oi Cris!
Muitos direitos e nenhum dever,definitivamente é uma receita que não dá certo.Bom final de semana!Beijos,Luciene