sexta-feira, janeiro 09, 2009

Filhos nosso de cada dia!

Refletindo um pouco sobre o ano que findou, os fracassos, os sucessos, o que funciona, o que não deu certo, percebi que um motivo do nosso grande problema em sala de aula é a falta de disciplina e respeito.
Quando que algum de nós discutiríamos com os pais ou professores. Não era preciso nem falar, bastava apenas um olhar para que soubéssemos que algo não estava correto. está certo que muitos de nós foi criado com autoritarismo coisa que não achamos bacana e nem tão pouco eficaz, mas na preocupação em acabar com este, acabamos também perdendo nossa autoridade.
Os pais esperam que os professores resolvam o problema, os professores esperam que os pais deem um jeito na situação, então ficam todos aguardando alguém para resolver o dito problema!
Essa transferência de responsabildade que os pais repassam á escola, acaba atrapalhando na construção do conhecimento, pois acabmos nós professores tendo que arcar com as consequências da falta de competência dos pais em realizar o seu papel.
Infelizmente não há uma cartilha ou uma fórmula que nos orientem o caminho a seguir e a melhor maneira para obtermos sucesso.Precisamos sim, criar uma ordem moral e íntegra em nossas práticas. Não podemos mais continuar dizendo e cobrando uma coisa e fazendo outra.Esta incoerência acaba destruindo quaquer possibilidade em educar.
Percebo, que hoje em dia, as crianças estão precisando mais de quem os eduquem, diga o que é certo ou erradoque dê colo castigo, do que um amigo.
Parece equivocada a minha colocação, mas não é não se vermos pelo seguinte aspecto: nossos filhos já tem amigos suficientes. Além disto, como ouvi estes dias da Denisa Puggina, amigos não ficam acordados esperando chegar, amigo não olha boletim, não cobra nota nem vai em reunião de escola. Por fim, amigo não vibra ou se entristece com suas conquistas ou derrotas. Então, mãos á obra, vamos aproveitar este período para resgatar não só o convívio com os nossos filhos, mas também as regras básicas para o convívio em sociedade. No meu caso tenho tentado, mas esta danadinha a minha bonequinha e estou travando uma grande batalha!
Fiquem com Deus e até mais!!!

Nenhum comentário: