domingo, março 29, 2009

Bom retorno!!!

Que bom estar novamente aqui, trocando idéias, construindo conhecimentos e corrigindo práticas inadequadas para o crescimento educacional de todos nós e de nossos alunos.
Para começar este semestre, pensei em vários assuntos para escrever no meu Blog, mas nada mais me veio a mente do quê as possibilidades existentes para melhorar o ensino. E não digo no Brasil, a longo prazo, digo aqui, nas nossas escolas, na nossa sala de aula.
Sei que a situação é complicada no país inteiro, mas também sei que de nada adiantará apenas reclamar e nada fazer. Por isso acho que devemos começar a pensar pequeno, e assim, irmos abrangendo cada vez mais.
Digo á vocês, a mesma coisa que concluímos em nossa escola no primeiro dia de aula; não conseguiremos educação de qualidade sem nos qualificarmos antes. A maioria dos professores não possuem condições didáticas nem cognitiva de proporcionar uma aula melhor, mais interessante e mais educativa.
Acredito que deveria antes de qualquer outro investimento em educação, ser investido no educador e na sua prática e conhecimento. Oferecendo cursos, oficinas e também participação para conhecimento em outras escolas de práticas que estão dando certo. Acho que nós, alunas do Pead, temos um conhecimento e chance ímpar neste processo, pois é evidente o grande avanço e as significativas trocas que tem ocorrido através desta rede de aprendizagens múltiplas. Não se restringindo apenas aos alunos deste curso, mas também, aos nossos colegas das escolas em que trabalhamos.
Não podendo deixar de lado é claro, a valorização desta profissão que é tão desrespeitada pela sociedade e por nossos governantes.
O reconhecimento da necessidade de mudar, aprender, evoluir quanto profissionais em educação, abrange muito mais do que podemos imaginar. Começando pela falta de qualidade que temos durante a nossa educação, a preparação dos professores nos cursos de magistério e faculdades de educação. Muitos de nós, se sente despreparado ao ingressar nas escolas e o pior, não temos á quem recorrer, nem quem nos cobre uma postura mais qualificada dentro destas instituições.
Bom, fica aqui meu desabafo e o início de um novo pensamento para construção de nossa aprendizagem, de acordo com as nossas reais necessidades.

Nenhum comentário: