domingo, abril 26, 2009

Aprendizagem






Refletindo sobre o processo de Aprendizagem pelo qual qualquer pessoa passa durante toda sua vida não pude deixar de lembrar do espaço mais corriqueiro, conhecido por todos nós, o espaço formal, a escola. Dificilmente quando se pergunta sobre aprendizagem alguém menciona outro cenário senão este. Porém, vale lembrar que atualmente existem inúmeros programas, ferramentas e segmentos fazendo aprendizagem, construindo educação. Por isto, escolhi o computador como aprendizagem mais significativa em minha vida nos útimos tempos. Faz sentido não? É ali que tenho encontrado respostas para minhas dúvidas, espaço para minhas trocas... E é assim que deve ser, para conquistarmos uma educação produtiva. Esta deve antes de mais nada proporcionar cooperação, diálogo, amor e desejo de aprender entre o educando e o educador.

Sempre lembrando é claro, que a educação necessita ser também libertária para voar e seguir rumos diferentes, como nos ensina Paulo Freire.

Aproveito a oportunidade e chamo atenção novamente para a primeira aprendizagem que temos em nossa vida, a aprendizagem da família. Aquela que aprendemos em nossa casa, nosso primeiro convívio social! Penso estar aí a maior responsabilidade da educação de uma criança. E é justamente neste ambiente que estão os melhores e piores educadores. é aí, que a criança vai fazer a sua base, vai tomar como partida para a sua vida e aí também voltará e terá como referência para muitas de suas ações.

Por isso, não podemos esquecer a nossa parte em transformar algumas apendiazgens que não são adequadas e aproveitar outras tantas que podem nos fortalecer e estabelecer este primeiro contato com mais entrosamento. Lembrando sempre que que a educação para ter sentido precisa estar intimamente ligada ao seu processo de existência, a sua vida!

Um comentário:

MARION disse...

Oi Cris!

Fico feliz que tenhas apreciado. Quanto a instalação da rádio, quem poderia te ajudar melhor é a Vanessa. Foi ela quem me auxiliou com a rádio no Blog. É preciso ver o site da rádio para copiar e inserir, é que não me recordo bem do processo e na dúvida, ir direto a pessoa mais capacitada, Vanessinha. OK?
Bjs