domingo, abril 05, 2009

Concluindo o pensamento...

Hoje ao acordar fiquei pensando em como é possível oferecer uma educação de qualidade para pessoas com necessidades especiais, sem que a escola tenha autonomia para realizar o que é prioritário à adaptação do prédio da escola para que facilite o acesso á qualquer educando. Penso que temos que tirar da cabeça esta idéia de realizar a inclusão, a integração destes alunos, e partir para o pensamento de que devemos ter sim uma inclusão, mas com QUALIDADE.
Apesar da deficiência, todas são crianças e devem participar de uma pedagogia capaz de educar independentemente de suas necessidades, cor, credo...
A escola tem um papel muito importante na vida destes educandos inclusos, pois é aí que ocorre a adaptação ao mundo, diferente da escola especial que tentava de todas as formas reduzir os obstáculos. É, ao meu ver o primeiro contato com a sociedade, até porque, no mundo não haverá como separá-los dos demais, então não vejo motivos para a escola fazer isto. Sem contar que para os demais alunos tidos como normais é um conhecimento e vivência ímpar. Sendo assim, apesar de todas as dificuldades, acredito que só temos á ganhar com este processo.
Um grande abraço á todos e até!

3 comentários:

Daiane Grassi disse...

Olá Cris! Gostei muito de ler as tuas postagens e mal posso esperar para ver o desenrolar desta inquietação... O que tu Cristina pensa em fazer daqui para frente?! Que "plano de ação"?! Um abração, Daiane.

Kátia Diehl. disse...

Olá Cristina ! Que bela postagem ! Concordo com você, o processo de inclusão é longo e cheio de obstáculos. Por isto devemos nos empenhar e lutar pela inclusão com QUALIDADE.
Um bom início de semana !
Abraços !
Kátia Diehl.

Luciene Sobotyk disse...

Oi Cris!
Educar é como ter um filho:dá muito trabalho,mas muitas alegrias também.Incluir dá trabalho,mas....
Bom final de semana!
Luciene