terça-feira, abril 14, 2009

Discriminação





O negro tem a pele escura;

Por isso não tem vez

Mas o que importa na sua vida é o caráter que ele tem.


O branco tem a pele clara;

Por isso sempre tem vez

Por que não unir os dois

Para acabar com o preconceito de vez?


Vamos ser humanos

Vamos ser irmãos

Para podermos viver em plena união.


O preconceito existe;

Não é apenas racial

Quem pratica o preconceito

Pode se comparar ao animal irracional.


Rodrigo Fidelis dos Santos


Depois de observar nesses nove anos de magistério a relação entre alunos negros e a comunidade escolar em geral, pude constatar a triste realidade que ainda em muitas situações os alunos negros não recebem o mesmo tratamento por parte de seus colegas e educadores. Os alunos negros acabam se sentindo inferiorizados, chegando até a pensar que não tem o mesmo valor do que as demais crianças brancas. Acho que é por isso que é tão raro vermos esse assunto ser desenvolvido em sala de aula.

Em minha escola não é muito diferente, e pelo que eu pude constatar em minha pesquisa com os alunos sobre as etnias encontradas em nossa escola, a maioria dos alunos repetentes, com problemas de comportamento e notas baixas são de origem negra. Isso tudo devido á sua baixo auto estima.

No ano passado, por sugestão do professor Vilnei ( Língua portuguesa), realizamos a semana Afro, onde se exibiram filmes, foram realizadas entrevistas e curiosidades culturais. Esse ano o projeto deverá acontecer novamente devido a grande mobilização que causou, mas desta vez mais elaborado e com mais atividades. Aproveito para deixar meu Blog aberto á sugestões. Serão bem vindas!

Acredito que este tipo de trabalho só tem a acrescentar, pois quando conhecemos nossas raízes, temos mais segurança em nossas vidas e também mais orgulho de sermos quem somos.

Nenhum comentário: