terça-feira, maio 05, 2009

A depreciação do magistério


Na última assembléia de professores da rede estadual de educação ( a qual pertenço), tive uma grande decepção da forma como nós educadores somos vistos e tratados pela governadora do estado.
A governadora colocou proteção em todos os prédios públicos e um grande número de policiais á cavalo no meio dos educadores. Num determinado percurso, os cavalos se assustaram e avançaram para cima de nós. O pior, foi que haviam tantos policiais que com certeza a cidade deveria estar deserta, desprovida de segurança. é deu para perceber que segurança existe para governadora, agora para comunidade...
Bom, a acelerada perda de interesse de nossos alunos só é decorrencia desta visão, pois se o estado não se interessa pelos profeesores, o que dirão os alunos?
Este fator de desrespeito me devalorização pelo qual o magistério está passando, esta ocasionando uma falta enorme de alunas interessadas em cursos de educação. Os melhores alunos do Ensino médio dificilmente escolhem esta área para atuar, pois é visível a gradativa perda de status do professor, uma das profissões mais prestigiadas do século passado.
Ao meu ver, um dos problemas que o magistério atravessa é devido á massificação do número de alunos nas salas de aula. Pois se um professor tem que atender um número cada vez maior de alunos e sem condições mínimas para trabalhar e ainda sofre um achatamento salarial cada vez mais grave ele passa de um educador para um mero funcionário público sem esperança e sem motivação nenhuma. O que o governo acha ser um gasto indevido, seria na vredade a salvação de toda sociedade que grita por educação cada dia mais.
Acredito que a recuparação do status do professor e do prestígio perdido depende de avanços na remuneração, mas também de providências que permitammaior qualificação e maior valorização da carreira.
Então colegas e simpatizantes, vamos buscar o que é nosso, vamos acreditar na educação, pois nós fazemos parte deste processo!

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Cris

Estas situações são lamentáveis. É uma pena que justamente uma professora universitária tenha tanta dificuldade em dialogar com professores.
Gostei muito de ver que estás a todo vapor participando de lutas de classe, criticando e apontando caminhos, refletindo sobre tuas aprendizagens.
Vamos em frente!
Abra@os