domingo, maio 24, 2009

Eu me percebo assim!


Cristina Coelho







Eu me chamo Cristina Coelho tenho 29 anos e me percebo assim:

Cabelos grossos e pretos, bastante volumosos, agora estão tratados com química, mas olhando a raiz percebemos evidentemente a descendência afro.
Olhos pequeno, negros e apertadinhos, acompanhados de cílios grossos e sobrancelhas longas e extensas.
Nariz é largo, grosso e achatadinho, mas combina perfeitamente com o desenho dos olhos.
Boca é grande, com lábios grossos e de sorriso largo.
Os traços do rosto são muito marcantes e apresentam muitas características que lembram uma descendência africana.
Minha descendência se origina de povos indígenas por parte de avó paterna e avô materno, africanos avô paterno, e italianos por parte de avó materna.

Assim como a minha aparência, a minha essência também é afro. E como uma guerreira Afro, ainda acredito e luto pela educação.
“Amo tudo isso”
Adoro dançar, principalmente samba, pagode e swing. Os locais que frequento também são onde é forte esta presença negra na sociedade. Desfilo em escolas de samba e procuro sempre passar esta importância para meus alunos.
Acredito que não importa a cultura que seja de sua preferência, mas uma vez escolhida, deve ser preservada e repassada para as demais gerações.
Gosto muito de realizar trabalhos de artesanato e estes têm muita importância na minha vida. Também é deles que retiro uma parte da minha remuneração.
Não poderia deixar de dizer que minha cor é vermelha, o Internacional é meu time do coração, sou Imperadores do samba e boêmia.
Meu lazer preferido é viajar!


Como os outros me vêm?


De acordo com a atividade realizada na aula presencial, minha colega Beatriz fez a seguinte colocação:

“... Da origem negra o que mais marca são os lábios.
Gosto muito de observar os olhos que são determinados e com brilho.
O rosto é redondinho e harmônico.”

Já a outra colega Kathia, observou as seguintes características:
“... Sorriso bonito, bondoso, tímido até.
Cabelos compridos, escuros e muito grossos.
Pele clara e a presença marcante de uma mistura de raças.
Bochechas, bochechas! Em um rosto que convida á ser amigo.”

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Oi Cris! Percebi que tens dedicado tuas postagens às questões étnico raciais... E o que mais tens para socializar conosco?! E a experiência com o PA?!

Não esqueça de inserir os marcadores nas tuas postagens, ok?! Isto vai facilitar o teu trabalho posteriormente.

Abraço, uma ótima semana! Daiane.