domingo, maio 24, 2009

A formação do povo brasileiro!

Realizando os trabalhos da interdisciplina Questões Étnicos raciais na Educação, observei a quantidade de valores espirituais e materiais em nossa cultura, herdados pelas tantas que contribuíram para formação do povo brasileiro.

Fica claro que houve um rompimento do ritmo espontâneo da cultura primitiva, onde sofreram desrespeito e brutalidades á transposição da cultura imposta que juntamente com a religião trouxeram uma alienação aos nativos pois nada tinham em comum com o que lhes estava sendo imposto. Assim temos o início de uma cultura desinteressada e sem vinculação com a realidade, vazia, sem nada contribuir para comunidade. No Brasil, sofremos copm a implantação da cultura européia, pois foi imposta aos nativos da época, sendo a única permitida.
Mas mesmo nestes tempos de imposição e proibição não foram esquecidas as raízes e a cultura de cada povo. Suas músicas, seus costumes, suas riquezas. Estavam apenas ali, camufladas, escondidas, proibidas.
Mas como proibir, esconder algo que está na pele, nos movimentos, em nossa essência?
Esta variedade, estas diferenças, estas características próprias e múltiplas é o que faz do nosso povo um povo tão especial, um povo tão rico.

Encontrei esta obra de Di Cavalcanti que retrata bem a variedade étnica do povo brasileiro em especial das mulheres brasileiras.



Cinco Moças de Guaratinguetá- 1930 -

Assim como esta obra temos retratado em nossa cultura a nossa história de forma rica e completa através da música e dança. Não é novidade para ninguém que estas fascinam o ser humano desde sua existência. Nada mais proveitoso então que aproveitar o que temos de melhor, e ninguém como o brasileiro para saber disto!

Um comentário:

Daiane Grassi disse...

Oi Cris! Não esquece do marcador! É bem importante aqui!
Abraço, Daiane.