quarta-feira, maio 06, 2009

A luta de classes


Fazendo uma limpa em alguns materiaia que eu tenho sobre educação encontrei algo que traduz a minha indignação muito bem a presentado por nosso grandes conhecidos Marx e Engels, quando escreveram o livro Manifesto Comunista.
É impressionante em como lendo algumas páginas me senti embasada e apoiada para tanta indignação, e ainda melhor, pude perceber que não sou uma lunática que luta por algo sem sentido, ou sem esperança alguma. Afinal a luta de várias classes sempre existiu e mais, foi o motor da história humana, para vencer as desiguladades existentes dentro da sociedade. Segundo o livro, começando pelo homem livre, escravo, patrício e plebeu, barão e servo,mestre e aprendiz, opressores e oprimidos. Não a cho que a nossa luta pela educação esteja diferente da luita entre a burguesia e o proletariado, pois até que ponto esta avaliação sugerida pelo governo em relação aos nossos conhecimentos seria correta e justa? Até que ponto a nossa vida funcional pode ser decidida sem a nossa opinião? Até que ponto, eles tem o direito de nos tirar o que é de direito?
A sociedade educacional se divide cada vez mais em dois vastos campos inimigos, em duas grandes classes diametralmente opostas, e assim, fica cada dia mais complicado ter uma educação de qualidade, pois para isso, seria necessário buscar os mesmos ideais, as mesmas linhas e fazer parte de uma mesma luta:
A luta por uma educação de qualidade e respeito com os educandos e educadores!

Um comentário:

Beatriz disse...

Querida Cris, a vida da gente é uma luta constante e não podemos nos entregar por pior que ela seja. As pesquisas demosntram que a mudança de nível na educação gera diferenças significativas no salário das pessoas. Portanto, se graduar , hoje é não só fundamental, mas questão de sobrevivência. A luta de qualidade na educação passa, antes de tudo, pela nossa!! Confio que vais saber superar momentos tão difíceis na vida.
Um abraço
Bea