quinta-feira, junho 11, 2009

Sugestões de livros para trabalhar em sala de aula

Procurando materiais em minha escola para trabalhar com meus alunos encontrei uma coleção que foi enviada pelo ministério da Educação através da Lei de Incentivo a Cultura. Esta coleção se chama Muda Mundo e trás vários assuntos para serem trabalhados e um tem tudo á ver com a Interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais.
O nome da história é:
Todo mundo é igual?
Fala da história de um menino chamado João que tem uma amiga que se chama Mariana. Ela é uma menina inteligente, ensina muita coisa para ele. A diferença não atrapalha a amizade deles, que todos os dias no recreio se encontram para conversar.
Um dia, na prova de português, Mariana se surpreende com a atitude do colega Juvenal.
Quem poderia ajudar a esclarecer o mal- entendido?
O menino João. Afinal, ele sabe que a amizade é um ótimo caminho para começar a mudar o mundo.
Acredito que se minha escola estadual recebeu, as outras devem ter recebido também.
Outra dica muito boa para trabalhar com nossos alunos também é o livro Meu avô Apolinário ( Um mergulho no rio da (minha) memória de Daniel Mundukuru, onde aborda temas muito importantes: a construção da identidade; a busca da auto estima; o conflito entre as diferenças culturais; a diversidade de pontos de vista a respeito da vida e do mundo e, ainda, a relação, entre o nome e a natureza, quase perdida, infelizmente, em nossa civilização, mas profunda, cotidiana e essencial em muitas outras culturas.
Fica aí a dica!!!

Nenhum comentário: