sábado, junho 06, 2009

Brincar...




Esta semana aconteceu um fato inusitado na minha turma, uma aluna foi excluída e totalmente discriminada pelos demais apenas por dizer que ainda brincava.
Isto me fez parar tudo e conversar com eles a semana inteira e pensar em como intervir nesta situação.
O ato de brincar deveria sero momento feliz em que toda criança se cria e recria para vida. Ato este, capaz de determinar o futuro adulto em que ela vai se tornar. Sem ter, na infância o direito de brincar, ela vai perder, para toda vida, uma das mais importantes experiências de nossas vidas.
Tanto as brinacdeiras, os jogos, a convivência com as outras crianças durante a infância sãO FUNDAMENTAIS para a formação de um ser humano equilibrado e feliz.
Quando brinca, a criança cria mundos e assim constrói o seu mundo pessoal.
Infelizmente, a infância está sendo consumida pelo mundo adulto. A sociedade esta negando o direito de ser criança, de brincar
As crianças estão sendo treinadas desde cedo apenas para serem réplicas de adultos em miniatura. Isto acaba com que as crianças não tenham sua própria personalidade,percam a consciência do seu próprio Eu, tornando-se apenas uma parte do todo. Não há mais uma integração com a vida real, de brinacr, de trocar, de construir, enfim de compartilhar a amizade com as demais crianças que assim comjo ela deveriam sentir prazer em apenas brincar!

Um comentário:

Beatriz disse...

Falas em crianças de 4ª série, o que significa pré-adolescentes. Hoje essas faixas estão cada vez mais cedo e o apelo do mundo adulto é tão forte que dá vergonha brincar!! Isso é admitir que ainda é criança!! Pobre das crianças!!!
Um abração
Bea