sábado, setembro 05, 2009

Eja



"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

É pensando neste contexto que quero demonstrar a minha grande paixão e carinho pela Educação de Jovens e adultos (EJA), assim como o grande idealizador da alfabetização nesta proposta; Paulo Freire.
A EJA é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para o inclusão de jovens e adultos na educação. Em síntese, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental com qualidade para aqueles que não estão mais em idade escolar.
Durante 6 anos de minha vida me dediquei á este trabalho e me sentia muito realizada quando começava a acontecer a alfabetização escolar com estes alunos de experiências tão ricas e grandes contribuições. Acredito que seja esta, a grande diferença da Educação na EJA, a bagagem trazida por eles é muito rica e sabendo fazer as associações necessárias, a leitura e escrita fluem tranquilamente.
Sabemos de que todas as pessoas indiferentemente da idade,religião ou etnia; tem direito ao ensino público, mas o que penso é na qualidade deste ensino, o qual primeiramente deveria garantir as necessidades educativas de cada aluno e tornar este ambiente educacional propício ao desenvolvimento da aprendizagem. Infelizmente não é isso que vemos em muitas das escolas que exercem esta educação.
A EJA é regulamentado pelo artigo 37, da lei nº 9394[1] de 20 de Dezembro de 1996 (LDB).
Esta, visa a transformação necessária, com o objetivo de cumprir de maneira satisfatória sua função de preparar jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Sendo assim, e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a concretização de uma prática administrativa e pedagógica verdadeiramente voltada para o cidadão, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem.
Na última aula de Educação de Jovens e Adultos, conhecemos o professor Helvécio e sua equipe de trabalho, então comentou algoem que também acredito muito e guia minha prática. Quando nós professores nos comprometemos com os interesses da maioria dos nossos alunos, aprendemos cada vez mais, a repensar o nosso mundo e assim construir a aprendizagem!

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Cristina!

Concordo contigo! Os alunos da EJA possuem uma bagagem muito grande e buscamos aproveitá-la para a aprendizagem no âmbito escolar. Teríamos que utilizar esta metodologia com os nossos pequenos nas séries iniciais, e o trabalho com os PAs demonstram esta possibilidade, não é mesmo?
Que tuas vivências na EJA possam somar nos nossos estudos neste semestre!
Abraços,
Vanessa