terça-feira, setembro 22, 2009

Eles têm muito a ensinar...



Quando se trata de materiais específicos em educação na EJA, infelizmente, é evidente a dificuldade em encontrar novidades, experiências publicadas,etc... Assim, temos que ser cada vez ,mais criativos e grandes pesquisadores, garimpadores de novidades e sugestões.E isso, é muito cansativo quando o professor que entra na EJA já esta na segunda ou terceira jornada e ainda tem que criar estratégias para driblar esta questão.Sem contar da falta de formação que nós educadores tem em relação á educação de adultos trabalhadores.
Assim que assumi minha primeira turma de EJA alfabetização, defrontei-me com problemas típicos de turmas regulares, como a baixa auto estima, pouca participação e muitos atrasos e faltas. Mas o que diferencia eles dos demais são as razões que movem os mais velhos.A auto estima é baixa por que vivemos numa sociedade que os faz desacreditar da própria capacidade cognitiva.E cabe á nós, educadores encontrarmos meios de fazermos todos os alunos acreditarem em si mesmos. É preciso ter sensibilidade para ouvir e interpretar o comportamento deles. Ele chega muitas vezes atrasado por que perdeu o ônibus,ele não participa por insegurança,ele fala pouco pois tem vergonha da forma como se expressa...
Em todos os seis anos que trabalhei com EJA pude perceber que a maior causa da evasão é a ausencia de conteúdos realmente importantes para a vida do aluno, pois de tudo, o que mais importa é fazer parte do mundo, e principalmente, do mundo letrado. Sabedoria eles tem e muita, o que lhes falta realmente, é sistematizar os saberes e abrangê-los á tal ponto que dominem a sua aprendizagem.
Foi assim, vivenciando tantas experiências que eu aprendi que tenho muito á aprender com esta gente que tem tanto á ensinar!

Um comentário:

Simone disse...

Olá Cris!
Que interessante saber um pouquinho da tua experiência com a EJA.
No texto "Estado e Educação Popular", Moacir Gadotti refere que os termos educação de adultos, educação popular, educação não formal e educação comunitária são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas não são. Já pensaste sobre isso? Vale a pena dar uma olhada no texto.
Um abraço, Simone - Tutora sede