terça-feira, setembro 08, 2009

O fracasso escolar nas escolas estaduais



Dia destes na escola estávamos conversando sobre os nítidos fracassos na escola e suas causas. Refletindo sobre este assunto fica nítido o fator que leva á este quadro tão alarmante; a política educaional equivocada pelos governos que estabelecem ações de mudança estrutural, com base puramente econômica, sem ter um vínculo sequer com o fator educação.Quer exemplo melhor?
O projeto de mudança na carreira do magistério, que tem como foco a valorização do professor por méritos.
De primeira vista, até parece uma forma adequada, pois os salários dos professores teriam acréscimos de acordo com as metas e os índices de aproveitamento dos seus alunos. Assim, repetências e aprovações, fariam com que professores tivessem salários diferenciados.
Com tudo isso apresentado neste projeto nos leva a concluir o quê?
Que ninguém mais que o professor é o culpado pelo fracasso escolar!
Um erro grosseiro na consideração dos diferentes contextos em que estão as escolas estaduais.Principalmente quando se trata a precária condição sócio econômica em que se enquadram a maioria de nossos alunos e isso não podemos negar afeta e muito o rendimento escolar.
Com esta proposta,as escolas de periferia que já possuem dificuldades naturais de rendimentos por parte de seus alunos, em comparação com escolas de zonas privilegiadas das cidades terão professores menos valorizados pelos critéritos de méritos propostos pelo governo.
Este tipo de atitude e reformas na educação, nos evidenciam a necessidade de reformarmos sim nossos governantes para que entendam de uma vez por todas que uma política pública para educação e efetiva de fato só terá sucesso quando for proposta por especialistas da área, os professores é claro.E quando nós, professores tivermos voz nesta busca incondicional por educação e valorização profissional.
Bom início de semana á todos!!!

Um comentário:

Adriana Irigaray disse...

É Cris, precisamos de políticas sérias urgentes, onde reconheção o trabalho do professor,construão uma pedagogia que valorize nossos alunos como seres pensantes, e não para serem usados no futuro, como massa de manobras.
Abraços
Adriana