segunda-feira, setembro 14, 2009

Planejamento?!



Realizando a leitura da interdisciplina Didática, Planejamento e Educação, pude dar boas risadas e me encontrar em várias falas da autora. Aproveitei a oportunidade e fiz uma comparação em como realizo hoje o meu planejamento e como o fazia á anos atrás. Sei que ainda tenho muito á melhorar, mas trabalhando com projetos pedagógicos ficou muito mais fácil entender e compreender parte deste processo tão rico. Deixei de lado aqueles planejamentos estáticos, prontos e passei a construir com meus alunos a aprendizagem, de acordo com as necessidades específicas de minha turma. Para isso foi necessário mudar muitas coisas e outras tantas que ainda estão em processo de modificação.
Quando se trabalha com pesquisa participativa, temos a possibilidade de conhecer a turma muito melhor para saber o que e como fazer para desenvolver a aprendizagem, pois uma turma é muito diferente da outra. Com as devidas informações em mãos, podemos elaborar estratégias adequadas para todo grupo considerando as características de cada um. Acredito que o plano de trabalho não pode estar pronto nos primeiros dias de aula, pois exige contato prévio com alunos e pais. No início é bastante complicado, mas depois que a comunidade escolar entende este processo, além de prazeroso, fica muito mais dinâmico.
Este ano, pudemos aprimorar a avaliação em nossa escola; tentamos acompanhar os alunos para traçarmos com eles o melhor caminho. Uma vez que no ano passado esta etapa teve muitos problemas e poucos êxitos. Tentamos modificar a definição de avaliação e pensá-la como um acompanhamento do camiho que o aluno faz, descobrindo as suas necessidades e alterando os rumos se necessário.Assim, não esperamos os resultados dos alunos no final, acompanhamos á todos, ajudando a ultrapassar os obstáculos do caminho, principalmente o de adotar esta forma tão trabalhosa de desenvolver a aprendizagem de nossos alunos.
O grande segredo desta forma de trabalho é contextualizar, trazendo o assunto trabalhado para o cotidiano dos alunos, já com os objetivos definidos em relação ao que queremos alcançar. Dentro destes objetivos, estão os nossos conteúdos, que devem contribuir para a formação de cidadãos conscientes, informados e capazes de participar ativamente da sociedade.
(continua)

Um comentário:

amanda disse...

Fica cada vez mais evidente, nos tempos de hoje, a necessidade do planejamento ser e estar ligado ao cotidiano e acima de tudo em constante movimento. Lembro como se fosse hoje o caderno da prof de matemática que tivemos no magistério: um caderno de folhas amareladas em função do tempo, com todas as aulas do ano já preparadas.
Já naquela época era um absurdo, hoje então...
Este tipo de aula, em que todos participam, transforma o professor. Ele deixa o lugar de transmissor de conhecimento e passa a ocupar um lugar de pesquisador, mediador e produtor de conhecimento. Qual deles é mais vantajoso para o professor e para o aluno?
Parabéns pelo blog e beijinhos