quinta-feira, outubro 22, 2009

Planejamento o grande investimento



" Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais;
Se planejarmos para uma década devemos plantar árvores;
Se planejarmos para toda vida, devemos treinar e educar o homem."
(Autor desconhecido)

A escola precisa interagir com a sociedade, desenvolver a relação com a comunidade de modo geral, alunos professores, funcionários e famílias. Pois quando isso não ocorre alguém faz por ela este papel. Este é o principal motivo de tantos jovens estarem envolvidos com drogas ou mergulhados no mundo da televisão.
Precisamos pensar o nosso planejamento, ou melhor, repensá-lo como algo que deve proporcionar entretenimento, prazer, encantamento e alegria. Acredito que os professores precisam levar a imagem para dentro da sala de aula, assim, conseguiremos educar o olhar crítico dos nossao alunos, e estes por sua vez, saberão selecionar o que é ou não importante e válido para seu crescimento pessoal.
Estão faltando paradigmas em nossos planejamentos,referências, a transmissão de valores de uma maneira sadia, capaz de tornar os jovens sujeitos, protagonistas. Acho que esta falta de parâmetros quando totalmente nulos, acabam deixando os estudantes perdidos, sem compreender o que vê á sua volta, sem fazer parte daquela aprendizagem e nem ver sentido no que esta sendo desenvolvido ou pretendido.
Precisamos fugir da improvisação, estabelecendo nosssos objetivos, conteúdos e estratégias para que nossas aulas sejam de interesse cada vez maiores e mais amplos de nossos alunos.
Quem planeja, domina as atividades em sala de aula, sabe onde quer chegar e quais os meios necessários para alcançar estes objetivos. Sabendo planejar, fazemos uma boa e correta avaliação de nossos alunos e de nosso próprio desempenho.
Um planejamento de qualidade, facilita o acompanhamento da aprendizagem, a observação da interação dos alunos e das intervenções necessárias ao longo do percurso.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Cris!
Planejamento é realmente muito importante tanto na sala de aula quanto na nossa vida. Mudaste alguma coisa no planejamento das tuas aulas após a leitura e discussão dos materiais desse semestre?
Estamos começando o mês de novembro e nos aproximando do final do semestre. Continua fazendo pelo menos uma postagem significativa por semana aqui no teu blog.
Um abraço, Simone - Tutora sede