terça-feira, outubro 13, 2009

Planejar...






Em minha escola estamos trabalhando á bastante tempo com projetos, confesso que não foi novidade para mim, pois desde que me formei no magistério adotei esta metodologia que acho muito rica.
Quando minha escola decidiu trabalhar assim fiquei muito feliz, pois a maior vantagem do planejamento coletivo é que gera uma integração maior do trabalho dos docentes, assim comop um grande crescimento nas aulas de todos.
Hoje sei avaliar meu trabalho regularmente assim como o dos alunos e assim ver o que não está bom, o que pode melhorar, etc...
O planejamento nos possibilita pensar mais sobre conteúdos, objetivos e procedimentos; as decisões por sua vez são mais demoradas, mas acredito que este debate é proveitoso, pois amadurece muitos assuntos em nossa mente.
Quando se trabalha com planejamento, temos que ter revisão constante, avaliando e analisando o aproveitamento dos alunos, um interesse especial por determinado conteúdo e se a aprendizagem realmente provocou mudanças de comportamento.
Acredito que temos que ter sempre em mente aquilo que Aristóteles já dizia:
" A educação é um caminho para vida pública"
Pensando assim, nada mais justo do que darmos subsídios para esta educação pública através de planejamentos, projetos e pesquisa popular.

Nenhum comentário: