sexta-feira, abril 30, 2010

Pensando bem...

Esta semana, percebi que meus alunos já sabem diferenciar os sinais gráficos de desenhos.
Eles pensam, folheiam as páginas dos livros e gastam segundos para escreverem seus nomes e dos seus colegas. Adoram brincar com os alfabetos móveis, formandos os nomes dos alunos que compõe o grupo; assim como palavras que descobrimos em nossas aulas.
Casualmente nesta semana, uma mãe questionou-me em relação a alfabetização precoce; uma vez que agora as crianças ingressam aos 6 anos.
Acredito que na verdade não há problemas nem méritos. Pois o que entendo que aconteça apenas seja um maior interesse dos alunos pelo mundo das letras quando estes, tem contato desde cedo com os recursos ligados às diferentes formas de expressão. Claro que isto independe da escola, apenas, pois desde o nascimento do bebê, continuando em todo seu desenvolvimento são desenvolvidas múltiplas e diferentes linguagens. A criança vai descobrindo o mundo e interessando-se pela escrita.
Nunca imaginei que me apaixonaria pela alfabetização como vem ocorrendo. Estou tentando cuidar para não atropelar esta construção com tamanha ansiedade. Mesmo sabendo, é importante destacarmos sempre que cada e toda criança tem seu desenvolvimento motor e psicológico e muito menos no interesse e sentido da aprendizagem.
Tenho tentado dirigir minhas aulas captando sempre se estão ou não preparados para trabalhar tal assunto; assim como aconteceu com o interesse deles pelo alfabeto e a história da escrita.
Creio que nesta semana alcancei meu objetivo maior, pois para meus alunos o alfabeto já tem sentido, já diz alguma coisa.
Percebi que eles já compreendem que existe um alfabeto, um código e que necessitam deste para participar de um veículo de comunicação impressionante que é a escrita.
A maioria do meus alunos estão no nível pré silábico, pois elaboram diferentes hipóteses sobre o funcionamento da escrita. Já pensam com quantas letras se escreve uma palavra, quais são elas e em que ordem aparecem.
Para escreverem já sabem que é preciso uma quantidade de letras no mínimo três. Diferentes entre si, a hipótese sendo assim é pré silábica. Poucos são silábicos.
Alguns alunos faltaram esta semana por causa da vacina.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Cristina, que bom que estás conseguindo pensar tua prática, tua intervenção com a turma! Este é o sentido do estágio: poder pensar e repensar o teu exercício, observar-se, questionar-se. Isto também demonstra teu cuidado e envolvimento com a turma, com o processo de aprendizagem de cada um, observando suas necessidades e possibilidades. Bjs, Maura - tutora do SI