segunda-feira, maio 10, 2010



Sempre gostei da teoria sócio construtivista da educação, mas na verdade ainda tinha muitas dúvidas e tenho. Por isso arregacei as mangas, e fui pesquisar um pouco mais. Confesso que tenho perdido noites e noites, não tenho tido finais de semanas, nem família, mas está valendo a pena, pois estou lendo e lendo muito; Jean Piaget, Emília Ferreiro, Vygotsky...
Conforme vou lendo e trocando com colegas, vou aplicando as descobertas com a minha turma. Os resultados estão aparecendo aos poucos, mas me sinto muito feliz, pois mais de 80% dos meus alunos já sabem reconhecer as letras do alfabeto, assim como ler placas, rótulos, nomes de colegas, objetos comuns na sala de aula e em suas casas, etc...
Tenho certeza de que os laços de afetos que estamos criando nestas construções de aprendizagem e vivências diferenciadas cada dia mais se fortificam. Esta história de trabalhar com arquiteturas não esta sendo nada fácil, mas como já diziam os antigos tudo que é difícil é melhor e quanto á esta situação se emprega perfeitamente. Adoro quando chega segunda feira e cada um conta o que fez no final de semana. Damos muita risada e isto é agradável demais; assim como quando discutimos os assuntos que vamos trabalhar, as hipóteses e as conclusões.
Tenho dado muita prioridade ao intercâmbio oral; ouvir com atenção e formular perguntas que saciem os questionamentos existentes ou abram espaços para tantos outros. É um verdadeiro desafio.
E neste desafio estão comigo 26 alunos muito especiais; turma 14, escola Professor Gentil Viegas Cardoso

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Desafio para ti e para eles, Cris! Mas com bem falas, um bom vínculo e muita interação tornam esse momento especial e repleto de aprendizagens! Bjs, Maura - tutora do SI