terça-feira, junho 22, 2010

Aprendizagens sobre o estágio...

Durante o estágio desenvolvi com meus alunos uma arquitetura de questões de aprendizagens, onde trabalhamos sobre a história da escrita e todos os assuntos que fazem parte desta história e chegamos á algumas conclusões e aprendizagens.
A escrita não é recente, ela surgiu há milhões de anos a.C., os povos da pré história não tinham nenhuma escrita alfabética, mas tinham várias formas de registrar, comunicar e conhecer através de gestos, sinais, marcas e desenho. Porém ainda não era um tipo de escrita, pois não havia organização, nem mesmo a padronizaçãodas representações gráficas.
A escrita foi propriamente elaborada e criada na Suméria há cerca de cinco mil anos. Surgiu pela necessidade de comunicação que as pessoas tinham e tem até os dias de hoje.
Naquela época, a escrita começou a ser feita em tabletes de barro, ou seja, em pequenos bloquinhos de barros. Mais tarde, usou-se também madeira, metal, e muitas maneiras de escrever em vários pontos do mundo, de acordo com a língua falada em cada região. Como as línguas eram diferentes, apareceram formas de escrever bem variada.
Na China e no Egito também se desenvolveram sistemas de escrita muito importantes no mesmo tempo que na Suméria, mas um sem saber da existência do outro, uma vez que não existia comunicação naquela época.
Nas pirâmides, as paredes internas eram repletas de textos que falavam sobre a vida dos faraós, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamada papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para escrever.
Todos os sistemas que vieram depois vieram de um destes quatro primeiros. Mas logo vieram as dificuldades, pois os desenhos utilizados muitas vezes não mais eram suficientes para escreverem tudo o que queriam então, com o grande número de povos e as conquistas, a escrita cada vez mais, veio se tornando uma necessidade para as civilizações. Então passaram a criar símbolos para poderem representar as coisas, cada vez mais, esses símbolos foram sofrendo modificações. Tiveram que começar a combinar os símbolos e por fim os sons.
Surgiu então uma maneira de escrever na qual eram observados sons da fala.
Juntando os sons, temos unidades chamadas sílabas ou as vogais e as consoantes separadamente, conforme a língua. Esse tipo de escrita que representa separadamente as vogais e as consoantes é chamado de alfabeto.
Até o alfabeto ser inventado, passaram-se 1800 anos na história da escrita.
No fim da idade média, o alfabeto latino começou a ser usado para escrever várias línguas, como o português, o francês, o espanhol e o italiano. Esse alfabeto mostrou-se tão interessante, útil e prático que hoje em dia todas as línguas do mundo podem ser escritas com este sistema.
Sem dúvidas, a escrita foi um dos principais instrumentos para a grande evolução da humanidade, devido ao grande de sociedade, surge essa necessidade de comunicação

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Muito interessante e importante teu trabalho junto aos alunos, Cristina, sem dúvida! Bjs,Maura - tutora do SI

mauranunes.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.