segunda-feira, junho 21, 2010

Paleotoca



Esta semana foi utilizada para completar os quatro dias que haviam ficado faltando devido aos dois lutos que aconteceram na minha escola e também aos dias do feriadão. Aproveitei para realizar várias atividades que haviam ficado pendentes, e as que necessitavam de melhor desenvolvimento.
Ainda na sexta feira, mesmo não fazendo mais parte oficialmente dos dias do estágio, utilizei para realizarmos mais uma vez a atividade de amarelinha no pátio da escola. Usamos os pedaços de carvão que haviam sobrado e a grande vontade de todos, posso até dizer que foi a atividade física mais apreciada pela turma!
Na busca por um local para desenharmos no pátio da escola, os alunos encontraram um buraco de tatu e na mesma hora a Camila gritou para os demais que era uma caverna.
O Diogo falou que poderia haver dinossauros, gritaram fizeram a maior festa e foi difícil conter a euforia. Acostumados com as fotografias, queriam que eu pegasse a máquina para tirarmos uma foto, mas como eu já havia devolvido para minha colega não pude realizar o desejo deles.
A Yéssica disse que era uma caverna misteriosa e que a mãe dela havia trazido para ela uma folha da Zero Hora que falava sobre o mesmo assunto. Pedi á ela para trazer para que todos pudessem ler. No dia seguinte lá estava ela animada com o recorte na mão, juro que eu havia até duvidado, mas era verdade. Isso me deixou muito feliz por vários motivos, um deles é por uma mãe de aluna ter lido, associado ao que estamos trabalhando e ter trazido para filha, outro é devido ao fato deste assunto ainda estar gerando neles tanto interesse e espírito investigativo. Que coisa maravilhosa!
Resolvi abraçar a causa e fomos pesquisar este assunto.
Na Zero Hora, se tratava de uma Paleotoca, que são buracos escavados por animais que existiam a milhares de anos, mas já não existem mais. Geralmente utilizavam estes lugares como abrigos, assim como fazem hoje os tatus. Esta paleotoca á que a Yéssica se referia foi encontrada no Boqueirão do Leão, os pesquisadores descobriram esta toca com 37 metros de comprimento.
A nossa misteriosa caverna não era tão grande, nem parecia estar sendo habitada á muito tempo, mas claro, não sabemos, iremos observar e ver o que podemos descobrir sobre ela. A pedido do Eduardo, medimos o tamanho para comparar com a paleotoca trazida na reportagem da colega. Utilizando uma régua, descobrimos que ela tem um metro e quinze centímetros de profundidade e a largura é de quarenta e sete centímetros.
Encontramos este buraco de tatu, devido á parte do muro que esta sendo derrubado para arrumação; este muro é exatamente na divisa com o Arroio Feijó que passa atrás da nossa escola e devido á esta proximidade, a umidade esta fazendo com que o muro desabe.
Mesmo tendo concluído oficialmente o estágio, achei importante narrar este fato, pois tenho certeza de que não somente o assunto, mas a forma de desenvolver este assunto criou um desejo investigativo que terá que continuar sendo trabalhado. A possibilidade de descobrir, testar, dar a sua opinião, comprovar e participar acima de tudo faz com que os alunos queiram e questionem cada vez mais. Desenhamos o tatu, fomos á sala de informática descobrir o que é uma paleotoca, e continuaremos é claro, pois as idéias e pedidos já estão enormes e animadíssimos!

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Sim Cristina, esta atividade de certa forma, representa as tuas conquistas em teu estágio! Bjs,Maura - tutora do SI

Anônimo disse...

Parabéns !

Toda a força a esse tipo de atividade !

Prof. Frank
Projeto Paleotocas - UFRGS