quarta-feira, junho 16, 2010

A semana que transcorreu foi muito especial, pois á tempos eu queria realizar com meus alunos uma produção textual coletiva sobre nossas aprendizagens registrando no wiki, mas como o tempo era sempre apertado ficava para depois; finalmente esta semana aconteceu!
Toda produção foi feita pelos alunos, com o meu registro e organização das idéias e no título, fizemos até votação para não deixar ninguém chateado, foi incrível.

As letrinhas
(Título sugerido pelo Diogo e aprovado pela maioria)

As letras começaram a aparecer ainda no tempo das cavernas, aquele tempo que tinham os dinossauros, até o Rex. Era tudo muito perigoso, então os homens queriam avisar aos outros destes perigos, de onde tinha tatu para caçarem, comida e onde eles moravam. Por isso escreviam nas paredes das cavernas uns desenhos que foram se transformando letras com o tempo, pois naquela época não tinha telefone sabiam?
Para escrever nas paredes eles usavam carvão que queimavam as madeiras e elas ficavam pretas, boas para escrever. Também escreviam com uma tinta que faziam com o sangue dos animais e gordura. Muito legal.
Com o tempo os homens escreveram na argila, mas não era nesta que tem nas lojas para vender, pois não haviam lojas, eles tiravam do chão e faziam umas plaquinhas, não usavam lápis, pegavam pauzinhos para marcar a argila que é um tipo de barro.
Eles usavam estas coisas estranhas para escreverem pois não existia os cadernos, nem os papéis. Quem inventou o primeiro tipo de papel foram os egípcios, deram o nome de papiro, parece com o filtro de fazer café preto, mas não é.
Assim, as letras foram sendo inventadas, então em cada lugar umas pessoas faziam letras diferentes, chineses, árabes, egípcios, muitos que nem lembramos todos.
Assim as letrinhas foram melhorando agora estão assim:
a-b-c-d-e-f-g-h-j-k-l-m-n-o-p-q-r-s-t-u-v-y-w-x-z

Para produzir este texto, utilizamos praticamente a semana inteira, primeiro eu anotava o maior número de idéias possíveis, depois ia descartando com eles algumas coisas, e olha que não queriam abrir mão de nada. Que loucura estes debates. Depois eu lia para eles o que havia permanecido e fazia algumas modificações conforme o desejo destes meus lindos escritores.
Outro aspecto que foi muito marcante nesta semana foram às visitas ao laboratório, me dei o luxo de utilizá-lo três vezes para pesquisarmos sobre a escrita e poderem ver outras informações sem ser as que eu levava para sala de aula. Alguns alunos conseguiram associar muitas informações ás aprendizagens que já havíamos construído, outros disseram:
_ Olha sora, estão ter imitando!
Adorarm ver que o mesmo alfabeto e a trilha de numerais que temos na parede da sala estão no teclado, só isso já foi um enriquecimento e tanto nos nossos trabalhos!
Esta semana, partindo do tão idolatrado dinossauro, começamos a criação de um bichionário, aproveitando o alfabeto criado por eles. Colamos ali os desenhos de cada animal que ia sendo conhecido, construímos no bloco o nome do animal com letras de revistas, e associamos as iniciais de palavras já estudadas que tinham as mesmas iniciais, mas claro, não conseguimos acabar, é um trabalho que será continuado ao longo deste trimestre, pois é bastante extenso e complexo.
O trabalho com as formas geométricas foi muito rico, porém não pode ser desenvolvido da forma como eu queria, mais detalhado, então decidi que darei prosseguimento nestas atividades.
Me dei conta que na próxima semana acaba o período de estágio e eu ainda tenho tanta coisa para fazer...
Eu estava tão temerosa e acabei me apaixonando por esta história toda que criei para motivar as crianças, chego a ficar eufórica quando sento na frente do computador para planejar o qual o planejamento mais adequado são tantas idéias que mal consigo por em prática. Talvez eu viaje demais, ou talvez eu tenha mesmo dado a sorte grande e escolhido um assunto muito bacana e envolvente.
Percebo que cada dia mais meus alunos estão desenvolvendo habilidades que demonstram seu crescimento cognitivo, mas nenhuma delas se compara com o fato de estarem a cada dia, mais críticos e seletivos, tanto nos seus questionamentos e no que querem aprender.
Olhando esta trajetória, percebo o quanto eu cresci neste período, o quanto tudo isto está me tornando uma professora e pessoa melhor.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Que bom que sentes assim! A tua empolgação e motivação com teu trabalho é contagiante, Cristina. Ótimo trabalho. Bjs,Maura - tutora do SI

mauranunes.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.