sexta-feira, setembro 03, 2010

De volta ao passado semestre I

Relendo as postagens referentes ao primeiro semestre pude observar a dificuldade incrível que existia em relação á tecnologia. Percebe-se que muito deixava de ser realizado devido a falta de conhecimento das ferramentas tecnológicas necessárias.
Outro aspecto marcante eram as informações pessoais e os relatos das novidades que o curso oferecia, assim como as postagens obrigatórias de trabalhos da disciplina Escola, Cultura e Sociedade. As mesmas apresentavam poucas relações entre o que estava sendo trabalhado (pensadores e suas teorias) com a prática realizada em sala de aula. Ainda não existia uma consciência de que tudo que estava sendo apresentado tinha a ver com o que era necessário para ampliar cada vez mais o nosso conhecimento melhorando assim a prática com nossos alunos.
Em realção á ECS, acredito que a maior importância e significância que teve em minha vida foi analisar a mim mesma e meu trabalho quanto professora para poder mudar o que não estava bom, melhorar o que ainda necessitava de ajustes e conservar as boas práticas existentes embasando-as teoricamente.
Apesar das dificuldades encontradas, acredito que tenha sido o semestre mais inovador de todos, pois as mudanças apresentadas eram tantas que muitas vezes pareciam que seriam impossíveis de acontecer.
A minha maior surpresa foi reler a interdisciplina de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. Agora, percebi ali um rico material que posso utilizar com meus alunos. Eles resolvem muitos problemas que surgem ao iniciarmos a utilização da sala de informática como os tutoriais existentes em uma das primeiras atividades chamada "escola".
A visita aos Blogs educacionais foi interessante, pois lembro bem que foi aí que tive a oportunidade de coletar materiais muito bons e que por sinal utilizo sempre que necessário em minhas aulas.
Isto é o mais interessante do PEAD, toda nossa aprendizagem não é estática, momentânea, ela pode ser vista, revista e aproveitada em diversos momentos. Naquela época tive uma leitura e aproveitamento diferente deste material do que neste momento. Isso se deve á vários motivos, mas principalmente ao fato de agora entender com mais clareza as informações disponibilizadas naquele espaço.
AMEI!!!
Não encontrei nada em meu Blog referente a disciplina de Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, talvez dentre tantas atividades obrigatórias no Blog e o uso pouco esclarecido deste espaço tenha feito com que não apresentasse nada a respeito, que pena, pois foi uma das interdisciplinas que gostei muito e que trouxe experiências importantes como o auxílio na elaboração do PPP da minha antiga escola(Stella Maris).
Fazendo estas leituras tão antigas cheguei a reviver as ansiedades e alegrias que a entrada no PEAD proporcionou á mim.

Um comentário:

Beatriz disse...

Cristina querida, teu crescimento foi contínuo e profundo!! O jeito que tu falas mostra que algo só passa a ser significativo qdo nos damos conta de que é importante para nós e que precisamos dele. Além disso mostra que um determinado conceito vai crescendo porque vamos construindo mais facetas de conhecimento a respeito dele. Assim, qdo voltamos a ele, nos damos conta de que o vemos com outro olhar!! Bárbaro!! U
m abração
Bea