sábado, setembro 18, 2010

Eixo III

O eixo III foi sem dúvida muito importante na minha formação, devido a infinidade de práticas possibilitadas pelas disciplinas desenvolvidas.
Através das aulas de Educação Artística, aprendi que a arte pode ser mudada, acrescida, ser relida de infinitas maneiras, sem deixar de ser arte. Eu nunca havia pensado utilizar obras de arte, ou fazer releituras das mesmas.
Aproveitando o gancho, lembrei das aulas de teatro onde aprendemos também que nada é intocável, que peças teatrais, assim como as obras de arte, podem ser vistas ou realizadas com um outro olhar, com uma outra bagagem de cultura e conhecimento. Assim, me senti apropriada suficientemente destas idéias e montei um projeto envolvendo contos de fadas. Fiz com meus alunos uma releitura da história de seus personagens preferidos e construímos uma nova versão para essas histórias.
Para que houvesse uma relação entre as disciplinas deste eixo resolvi escolher os contos de fadas trabalhados na disciplina de Literatura Infantil, colocá-los em prática através das disciplinas de Teatro e Artes, cada qual participando com a sua característica e publicando e apresentando tudo isto através de uma disciplina que sempre estará presente em nossa vida acadêmica, Tecnologias. Claro que não poderia esquecer da disciplina do Seminário que sem ela jamais aprenderíamos a fazer todas estas costuras de conhecimentos.
Relendo as postagens deste eixo lembrei que estava grávida e passando por muitas dificuldades. Só ameaças de aborto eu tive 5, foi aqui neste estágio do nosso curso que eu descobri que além de conhecimento eu havia ganho amigos e que amigos!
Eu pouco podia participar e aprender, então todos me auxiliavam e tentavam me manter informada. Mesmo no hospital não perdi o contato com o mundo. E descobri o quanto a informatização estava sendo importante em minha vida. Recebi uma grande corrente de auxílio e amor, e tudo através da rede. Parece mentira, mas para quem não conhecia nem email, a comunicação virtual estava sendo minha companhia, força e esperança.
Que bacana relembrar estes fatos tão enriquecedores!!!

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Cris! Tudo bem?
Trouxeste nesta postagem de retomada pontos importantes que vivemos neste curso. Em primeiro, falaste em como as novas aprendizagens adquiridas com as interdisciplinas possibilitaram práticas diferenciadas na sala de aula. Em segundo, a importância da costura entre as diferentes áreas, a interrelação. E também a rede de cooperação que foi construída por esta comunidade Peadiana. Tudo isto facilitada pela utilização das tecnologias!
Valeu Cris!

Abraços,
Vanessa