segunda-feira, outubro 04, 2010

Eixo IV

Eixo 4

Acredito que no eixo IV aconteceu algo muito importante na minha vida acadêmica, parei para pensar sobre o que ensinava para meus alunos. E cheguei a conclusão de que ao ensinarmos as crianças, priorizamos o que é importante no nosso ponto de vista, e o que temos conceitos formados, definidos, ensinamos algo que temos o domínio, ou pensamos que temos. Em inúmeras vezes não lhes damos nem a oportunidade de pensar sobre outras coisas, sobre outros assuntos e nem se o que estamos trabalhando era o que gostariam de estar aprendendo, ou se muitas vezes tem conhecimento do que falamos, para associar ao seu dia a dia, á sua vida; construindo seu próprio conhecimento ou idéia sobre o assunto.
Achei muito interessante as colocações do Seminário Integrador em relação aos conceitos pré definidos que temos, as nossas certezas provisórias e dúvidas temporárias, pois jamais tinha pensado em como ocorre a nossa aprendizagem em como é complicado desfazer o que já tínhamos pronto em nossas mentes, em entrar em conflito com o que antes era a nossa verdade. As palavras da Bea e da Íris nos instigando, nos desafiando a reconstruir, a refazer, foi o que muitas vezes tem me ajudado nesta busca incansável da aprendizagem. A vontade de fazer melhor e diferente; e o resultado ficou maravilhoso! Foi justamente aqui que comecei a me apaixonar por PA.
Hoje, consigo perfeitamente me auto-avaliar a todo momento, consigo reestruturar, refazer, repensar o que é melhor, fazer diferente, fazer melhor.
Em pouco tempo tenho muito mais registros da minha vida profissional do que nos meus 9 anos de profissão.
Hoje penso, planejo, pratico, repenso, reescrevo, refaço, registro e publico! Já contaminei até minhas colegas da escola com estas novas idéias, ou melhor, este novo olhar sobre o educador e o educando.
Percebi também nos alunos, o prazer em experimentar, em questionar, em se ver na Internet, em se descobrir nos mapas, em questionar e buscar as respostas. Todos, quando conseguem ver a ciência em sua vida, em seu dia-dia, passaram a integrar esta nação enorme de pessoas que buscam o crescimento, a diversidade intelectual e a maior possibilidade de conhecimento. E é na sala de aula, na minha prática docente, que eu percebo o quanto à rotina não é mais rotina, o quanto tudo isto fez e faz diferença.
Aproveito a oportunidade e faço uma referência a disciplina de matemática, pois foi muito interessante a forma como planejaram e escolheram os assuntos para serem desenvolvidos conosco. Este semestre foi muito intenso e prático, acredito que isto tenha sido o fator mais relevante e importante. Todos crescemos juntos, buscamos o conhecimento necessário, aperfeiçoamos informações já existentes e crescemos com as discussões!

Nenhum comentário: