quinta-feira, outubro 14, 2010

Eixo V



Através das disciplinas cursadas neste semestre, (Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação, Psicologia da Vida Adulta Seminário Integrador V)
percebi a importância de aplicarmos a construção de uma gestão democrática e participativa em nossas escolas. Isto porque uma proposta construída coletivamente e concretizada num bom planejamento, constrói a identidade da escola. Tenho certeza de que este tema foi o que mais me marcou devido à situação que eu enfrentava nesta época. Eu estava em uma escola sem possibilidade de escolha, construção...
Hoje vejo que se estivesse tendo a possibilidade de ter este conhecimento, não faria as mesmas colocações, mas isso faz parte deste crescimento maravilhoso que esta acontecendo em nossas vidas e não apenas pelo PEAD possibilitar o conhecimento, e sim pelo PEAD ter nos levado a pensar e repensar a nossa prática, a nossa metodologia, o nosso conhecimento.
Partindo desta necessidade, nós, professores devemos nos unir para trabalhar de acordo com as necessidades de nossos alunos, criando projetos, que visem despertar nestes, a consciência de serem comprometidos com os problemas sociais e participantes em suas transformações.
Neste eixo o Projeto Pedagógico foi muito presente e entendi que nada mais é do que o plano global da instituição, caracterizado principalmente por ser infinito e flexível. Isto porque ele se aperfeiçoa e objetiva de acordo com o planejamento participativo e os objetivos daquela comunidade escolar naquele dado momento.
O PPP está sempre aberto á modificações o que, a meu ver, proporciona este desafio: se reconstruir e construir quantas vezes forem necessários na busca de um melhor aproveitamento do espaço e recursos escolares. Através dele, podemos mudar a prática educativa, alterando concepções enraizadas e sobre tudo, enfrentar o novo.
Precisamos mudar a prática de sala de aula, vinculando esta á uma proposta conjunta da escola, ás concepções daquela realidade, daquele planejamento.
Pensando em PPP, devemos levar em conta as seguintes características:
* Á duração
* A participação
* A concretização
Em minha opinião, este documento deveria ser como um cartão de visitas; aonde cada um que chegasse para fazer parte desta comunidade escolar, o recebesse para assim poder se apropriar, conhecer e desenvolver os objetivos propostos por esta instituição, bem como as temáticas a serem abordadas nos seus projetos.
Também, tendo conhecido a forma de trabalhar com os PA’S, aprendi a lutar contra aquilo que NIETZSCHE já combatia, a vulgarização dos conteúdos escolares; os quais na maioria dos casos apenas desenvolvem um excesso de cultura histórica, impedindo o surgimento do novo.
Precisamos ter metas ambiciosas, tentando não deixar nenhum aluno para trás.
Lendo Gerard Vergnaud pude concluir que através das pesquisas aprendemos a conhecer as formas que se é possível aprender e assim, ensinar.
Nos mapas conceituais fica claro a relação entre a teoria e a prática, se for o caso, o percurso que está sendo traçado e o motivo que está levando ao erro.
Mais do que tudo, acho que o que o PA mais me possibilitou, foi apreciar o que deu certo e o que precisa ser reformulado e refeito.

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Cris! Tudo certo?
Concordo plenamente com o que descreves na postagem.
Pensar no PPP da escola como uma linha mestra, onde todos precisam conhecer e o reconhecer como algo vivo e não inacessivel. acredito que este aprendizado retirou muitos PPP do fundo do bau...hehehehe

continuamos nos falando!
Abraços,
Vanessa