domingo, novembro 28, 2010

Aprendizado é isso: de repente, você compreende alguma coisa que sempre entendeu, mas de uma nova maneira.
(Doris May Lessing)

Estava lendo as postagens e trabalhos referentes as disciplinas do Eixo VII e VIII e vi que a maior aprendizagem que tive não só nestes eixos, mas em todo curso foi a capacidade de me auto avaliar, em me questionar, em me compreender.
Acredito que todos os apelos e cobranças do Seminário Integrador tão questionados por todas nós, inclusive o Blog tenham me conduzido á esta prática e me oportunizado a adquirir este hábito tão necessário para o desenvolvimento de nossos planejamentos.
Hoje vivemos novos tempos, aprendemos novas maneiras de ensinar, novas formas de avaliar a aprendizagem. Assim, a necessidade de estabelecer novos parâmetros e metodologias passou a fazer parte de nosso dia a dia. Através de nossos relatos e workshop, tivemos a oportunidade de conhecer diversas experiências de utilização de instrumentos mais sintonizados com a realidade e o contexto da educação aprendidas na teoria em nossas interdisciplinas e vivenciadas na prática em nossas salas de aula juntamente com o relato de nossas colegas.
Com tudo o que aprendemos, temos hoje o dever de não mais gastar nosso tempo dizendo o que os alunos sabem e sim de fazê-los avançar, através de um balanço analítico das aquisições em relação ao trajeto percorrido, em identificar os obstáculos e as resistências não só dos alunos, mas sim as nossas.
O PEAD nos preparou para enfrentar os problemas sem deixar de valorizar toda caminhada que já tinhamos, de criar problemas para construir a aprendizagem de nossos alunos visando o aprimoramento da nossa carreira profissional.
As nossas dificuldades em compreender as novidades tecnológicas, nos conduziram á uma nova prática, á novas ferramentas e o melhor, a rapidez do mundo virtual que quando bem utilizado, torna-se um aliado fundamental para sala de aula.
Revendo do Eixo IX ao I, podemos entender o porque das estratégias, o porque das cobranças e como uma disciplina complementou a outra e nos acrescentou para formarmos o todo que temos hoje.
Obrigado PEAD, e mais obrigado Seminário Integrador

Nenhum comentário: