segunda-feira, novembro 15, 2010

Eixo VIII



Neste oitavo eixo, trabalhamos com as interdisciplinas de Seminário Integrador e tivemos o Estágio Supervisionado.
Acredito que a aprendizagem de maior relevância em meu estágio tenha sido trabalhar utilizando arquiteturas.
“Durante o estágio desenvolvi com meus alunos uma arquitetura de questões de aprendizagens, onde trabalhamos sobre a história da escrita e todos os assuntos que fazem parte desta história e chegamos á algumas conclusões e aprendizagens”. (Cristina Coelho Aprendizagens sobre o estágio)
A forma de organizar a aprendizagem através de questionamentos, vivências, partindo dos alunos, mudou completamente as minhas aulas, tanto que passado o período de estágio, meus alunos encontraram outra questão e solicitaram trabalhar nela com tamanho entusiasmo e propriedade deste processo de investigação que me deixaram realizada quanto professora.
Busquei fazer de minha arquitetura um pequeno processo de interação com a língua escrita em que o grande desafio não foi apenas decodificar, mas também compreender os usos sociais da escrita.
Ao iniciar com os alunos a viagem pela história da escrita comentei e registrei sobre a necessidade de comunicação, passamos pelas diferentes escritas dos povos, a criação dos numerais, e sua evolução que foi do carvão para a argila, para a tinta feita de sangue dos animais juntamente com gordura, para a criação do alfabeto e utilização convencional. Depois, passando pela parte histórica da escrita onde a comunicação passa pelas cartas, até chegar aos modernos e-mails.
Propus um ensino baseado na evolução cognitiva, priorizando as competências que são necessárias nesta faixa etária, juntamente com a evolução lingüística, as quais englobam os conhecimentos necessários para o aluno aprender a ler e escrever. Além do mais, todo trabalho foi desenvolvido em cima de um rigoroso planejamento curricular centrado no processo de aprendizagem dos alunos. Houve um conjunto de conteúdos a serem ensinados que previam o tipo de linguagem a ser utilizado, os objetivos das atividades e da forma como realizá-las. Tentei organizar estes conteúdos em progressão de forma evolutiva, uma vez que os mesmo materiais e objetivos eram revisados pela professora e tutora, porém com propostas cada vez mais desafiadoras, dependendo é claro do nível cognitivo do aluno.
Ao final de meu estágio, meus alunos compreenderam que existe um alfabeto, um código e que necessitam deste para participar de um veículo de comunicação fascinante que é a escrita.
Acredito que tenha alcançado meus objetivos em sua maioria, pois vivenciamos novamente muitos destes processos históricos de forma lúdica, investigativa e também científica quando pesquisamos assuntos interligados e comprovamos nossas hipóteses.
Minha arquitetura foi concluída com a realização de uma exposição na escola que tinha como título: A história da escrita e mostrava parte das aprendizagens e descobertas que tivemos durante este processo.
O Seminário Integrador por sua vez me auxiliou muito nesta dura tarefa de fazer um paralelo entre a teoria e a prática, além é claro de nos direcionar e estabelecer os limites necessários ao bom andamento do trabalho através das datas e cobranças, é claro.
Difícil agora será cortar este cordão tão forte que nos une ao PEAD!

Nenhum comentário: